quarta-feira, 22 de abril de 2015

Propostas para férias ou 'mini breaks' em Portugal

Com o bom tempo à porta, certamente que também já andam a pesquisar destinos para as férias de Verão ou simplesmente para mini breaks que permitem fugir à rotina da cidade. Hoje trago-vos algumas sugestões das Pousadas de Portugal que contam já com mais de sete décadas de história e 37 unidades de Norte a Sul do País.
Eu, pessoalmente, já visitei algumas e uma das coisas que mais me agrada é precisamente o conceito de poder dormir em antigos conventos, palacetes, castelos ou fortalezas que nos remetem um pouco para a História do nosso país. A aposta na Gastronomia regional é outro dos pontos fortes deste grupo que diferencia a oferta culinária disponibilizada em cada unidade hoteleira.
A Portugalidade é assim assumidamente o pilar estratégico das Pousadas de Portugal, tanto para turistas estrangeiros como para nacionais que querem conhecer o que de melhor há ao nível de turismo, cultura, gastronomia e História portuguesas. Escolhi três destinos ímpares para umas férias a dois ou com a família ou para simples uma escapadela.

Pousada de São Bento | Gerês


A vista deslumbrante desta pousada é inquestionável com as albufeiras a estenderem-se como mantos de azul no verde intenso da vegetação. Aqui não há lugar para stress e a azáfama é substituída pela tranquilidade do contacto com a Natureza. Uma das atividades obrigatórias é mesmo uma caminhada à descoberta do Parque Nacional da Peneda ou uma visita à Serra da Cabreira. Um destino de sonho para fazer a dois.

Pousada de Santa Maria do Bouro | Amares


Se prefere um destino cheio de História, nada melhor do que uma estadia na Pousada de Santa Maria do Bouro que resulta do restauro de um Mosteiro Cisterciense do século XII pelas mãos do premiado arquiteto Eduardo Souto de Moura. Este espaço conserva as linhas austeras do mosteiro que combina com a decoração moderna e confortável dos 32 quartos. No interior do mosteiro resistem também dirversos ornamentos que fazem parte da história desta unidade hoteleira como os cadeirais da Sala do Capítulos, a talha dourada da Igreja e diversos painéis dos séculos XVII e XVII.

Pousada D. Afonso II | Alcácer do Sal



A terceira sugestão é ideal para quem gosta de dar um bom mergulho e deliciar-se com as maravilhas gastronómicas do nosso Alentejo. No Castelo de Alcácer do Sal, a um pulinho de Lisboa, foi edificada a Pousada D. Afonso II, assente sobre mais de cinco mil anos de História e influências fenícias, árabes e romanas. Com 33 quartos e duas suites, esta pousada proporciona uma vista panorâmica sobre o Rio Sado e disponibiliza um restaurante com capacidade para 140 pessoas.

1 comentário: