Quando os vinagres já não são só para saladas...


O vinagre, assim como o azeite, é daqueles produtos culinários que se tem reinventado nos últimos anos deixando assumidamente de ser apenas para temperar saladas. Há vinagres à base de vinho tinto, branco e espumante, com um toque frutado, balsâmicos e até de cereais. O extenso leque de variedades é proporcional às utilidades que estes têm na hora de cozinhar. Sim, porque hoje os vinagres já não são apenas para os pratos salgados e para as saladas, há cada vez mais sobremesas que usam apontamentos de vinagre para cortar o doce dos ingredientes. Mas além do sabor, há estudos que apontam outras vantagens, nomeadamente o facto de acelerar o metabolismo, contribuir para a sensação de saciedade, ter um baixo teor calórico (tudo coisinhas boas para quem está a fazer dieta...) e ainda ajuda os hipertensos na difícil tarefa de controlar a ingestão de sal, ao diminuirmos a quantidade de sódio adicionada à comida. No que respeita aos vinagres de vinho tinto e branco há também outros benefícios a ter em conta que dizem respeito aos antioxidantes das uvas que estão na origem da sua produção e que ajudam a controlar a glicose e o mau colesterol e a prevenir o envelhecimento celular.
E para aproveitar esta tendência da melhor maneira, nada melhor do que partilhar com vocês uma receita que mostra uma forma diferente de usar o vinagre, um Creme de Abóbora Assada com Amêndoa Tostada da minha amiga Teresa (Ovelha Negra) que se confessa uma apaixonada por vinagre e que tenta fugir aos pratos mais tradicionais. A receita está no blogue e usa o vinagre balsâmico para acentuar os sabores dos legumes que são assados no forno. 'Comfort food' ideal para as noites frias. Yummiiii!!!

Creme de Abóbora Assada com Amêndoa Tostadas by Ovelha Negra

Share:

1 comentários

  1. Definitivamente estou adepta desta nova tendência do vinagre - assim já não sou só eu a adorar este maravilhoso condimento e a utilizá-lo.
    Obrigada :)
    Beijinho
    Teresa | A Cozinha da Ovelha Negra

    ResponderEliminar