segunda-feira, 6 de abril de 2015

Trip4Real: o mesmo destino, diferentes experiências

Já conhecem o novo site Trip4Real? Esta plataforma começou em Barcelona com o objetivo de apostar em viagens mais personalizadas e pessoais que conseguissem mostrar aos turistas mais do que simples monumentos e datas históricas. Este conceito foi alargado recentemente a outras cidades como Londres, Roma e Lisboa e tem cada vez mais adeptos, tanto turistas como pessoas que se inscrevem como guias para mostrarem o lado menos conhecido de certos destinos.

Para perceber melhor a dinâmica desta forma de viajar optei por um circuito obrigatório para todos os portugueses e estrangeiros: Fátima, Alcobaça e Óbidos.

Hoje, partilho as fotos de um dia de viagem que incluiu um almoço tradicional português em Fátima, a típica ginginha de Óbidos e uma visita ao imponente Mosteiro de Alcobaça. O guia não podia ser mais disponível e simpático e até tive direito a ouvir histórias hilariantes de turistas e curiosidades de cada nacionalidade, nomeadamente que os chineses não visitam Portugal para conhecer a nossa gastronomia ou a nossa cultura; que os alemães e os russos gostam de ter a visita toda esquematizada, sem surpresas, e com horários definidos; e que os ingleses são os que cada vez procuram mais Portugal para despedidas de solteiro.

Mais de 140 experiências de Norte a Sul

A Trip4Real já reúne mais de 140 experiências em Portugal, sobretudo em Lisboa, mas pretende alargar o seu conceito de peer-to-peer e desafia os portugueses a inscreverem-se na plataforma e a criarem o seu próprio roteiro. Na prática, cada guia mostra sítios e fala de experiências de locais que conhece e ainda ganha o valor que considera mais ajustado à sua oferta. A nível global, esta plataforma conta com mais de 20 mil utilizadores de 150 nacionalidades e disponibiliza mais de quatro mil atividades.

O Santuário de Fátima reúne todos os anos mais de três milhões
de peregrinossó nas missas oficiais.

O modernismo da escolha arquitetónica para a Igreja do Santuário valeu
algumas críticas quando esta foi construída há cerca de dez anos. 

Crentes ou não, é impossível ficar indiferente à sensação
de paz e tranquilidade que se sente neste local.  

O imponente Mosteiro de Alcobaça vale a visita e se estiver bom tempo pode
aproveitar para comer um doce conventual e beber um café numa das
esplanadas que ficam em frente ao monumento.

Os túmulos de Dona Inês e Dom Pedro permanecem frente
a frente no interior do Mosteiro de Alcobaça.

A Feira Medieval, o Festival do Chocolate e a Vila Natal
são os três eventos que atraem mais turistas a Óbidos.  

Óbidos tem duas livrarias de visita obrigatória. Uma delas mistura o conceito
de mercearia e produtos típicos com as leituras e a outra insere-se dentro
de uma igreja e tem dois andares repletos de livros.

Sem comentários:

Enviar um comentário