terça-feira, 9 de junho de 2015

Sesimbra, um paraíso a menos de uma hora de Lisboa

Apesar de adorar viagens grandes e destinos longínquos, a verdade é que desde que nasceu a princesinha Leonor, aprendi a apreciar os mini breaks e as vantagens de fazer férias em Portugal. Depois de andarmos pelo Vimeiro e por Vilamoura, fizemos malas e partimos à descoberta de Sesimbra. Apesar de já lá ter estado em outros verões, foi a primeira vez com a Leonor e isso muda tudo, sobretudo a nossa perspetiva e a forma como aproveitamos cada detalhe a pensar nela.

Praia da Califórnia

Para almoçar escolhemos 'O Velho e o Mar', mesmo em frente da praia da Califórnia. Confesso que tenho sempre algum receio dos restaurantes na primeira linha de mar porque ou os preços são demasiado altos fazendo-se valer da privilegiada localização ou a comida não corresponde às expetativas porque se acomodaram aos 'louros' do passado. Aqui não confirmei nem uma coisa nem outra. Comemos dourada e além de super fresca, o serviço foi muito rápido, o que é ótimo para quem tem crianças e o preço nada de extraordinário (€7 por prato). A sobremesa foi por sugestão do empregado que nos garantiu que não nos iriamos arrepender, mas mesmo que isso acontecesse, ele próprio a pagava. O que é certo é que adorámos o Mil Folhas de Arroz Doce e, modéstia à parte, acho que esta foto deixa uns quantos apreciadores de arroz doce a salivar.... ou não?


Para dormir optámos pelo Sesimbra Hotel & Spa. Além de ser muito central, o que é ótimo para quem viaja com crianças, tem uma vista privilegiada sobre a piscina do hotel, a praia e o mar, o cenário perfeito para relaxar e esquecer a confusão de Lisboa ou de outra qualquer cidade ou localidade. A piscina com efeito espelho de água é o resultado de uma excelente otimização do espaço, pois o terraço onde está localizada é em forma de triângulo e não é assim tão extenso quanto isso. 


Quanto à decoração, a aposta é na simplicidade, mas também no conforto. Os quartos são espaçosos e a maior parte tem varanda com mesa e cadeiras para melhor se desfrutar desta vista paradisíaca. Além do conforto, esta unidade hoteleira também oferece tratamentos de beleza e bem-estar no spa e golfe para o amantes da modalidade. Nós, infelizmente, não tivemos tempo nem para uma coisa, nem para a outra... 


Mas mais uma vez, foi a piscina que ganhou a atenção da princesa Leonor. Acho que por ela, ainda lá estava a brincar com os baldes, as formas e as pás. E eu confesso que também não me importava mesmo nada, pois apesar de ter escolhido este destino como perfeito para um mini break de fim de semana, pode facilmente adaptar-se a uma estadia mais extensa, ou não tivesse esta zona inúmeros atrativos, como o forte de Santiago, o castelo, a Serra da Arrábida e as praias nas proximidades como a Lagoa de Albufeira ou o Meco.


No hotel também aproveitámos para conhecer o restaurante Aquarius que fica localizado literalmente por baixa da piscina com vista para o mar e com uma queda de água que torna qualquer refeição mais interessante. A gastronomia e a simpatia dos funcionários são dois pontos a favor, sobretudo para quem tem filhos. É impossível não destacar a preocupação com a minha princesa, sendo que nos ofereceram o leite aquecido para ela tanto na hora de dormir como pela manhã. 

Jantar para dois no restaurante Aquarius, no Sesimbra Hotel & Spa

Conselho para quem não gosta de confusão: Sesimbra é uma vila relativamente pequena com pouco mais de cinco mil habitantes, mas no verão este número sobe significativamente devido à procura turística. Se prefere menos confusão, o ideal é fazer reserva para meses como maio, junho, setembro e outubro, em que ainda está bom tempo para fazer praia ou desportos radicais, mas em que não há tanta procura.

2 comentários:

  1. "Sesimbra é uma vila relativamente pequena com pouco mais de cinco habitantes"...serão seis, então? :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahaha é sempre bom ter leitores atentos Pedro :)
      Obrigada pelo alerta, já está corrigido!

      Eliminar