Uma cozinha portuguesa e cheia de 'Substância'

Há uma semana fui conhecer o restaurante do chef João Lobo Duarte, mais conhecido por Lobão, no Mercado da Ribeira, numa das poucas oportunidades de ir numa espécie de 'date romântico' com o maridão.


O open space descomplicado foi assumidamente a primeira coisa que me surpreendeu pela positiva. Gosto de espaços e conceitos honestos que não escondem intenções de ser mais ou menos do que aquilo que realmente são.

O candelabro pendurado no teto com umas lâmpadas originais e uma escultura dedicada a um produto tão tradicional como é o caso das sardinhas são mais do que suficientes para dar alma a um restaurante simples e muito bem localizado (Rua da Moeda | Lisboa).


Infelizmente, as fotos não fazem justiça aos pratos, mas a luz não era a melhor e só tinha à mão o iPhone (my best friend)... Nos pratos principais, gostava de destacar a textura muito bem conseguida do polvo - com puré e espargos - e da bochecha de porco que simplesmente se desfazia na boca. No entanto, e apesar de muito saborosas, as castanhas que acompanhavam a bochecha estavam demasiado duras.


Nas sobremesas, escolhemos Mousse de Chocolate com Gaspacho de Morangos e Parfait de Lima e Pudim de Abade de Priscos com Crocante e Mousse de Toranja. A primeira pareceu-me uma conjugação bastante previsivel dos morangos com o chocolate e faltava algo que a tornasse mais surpreendente. Já na segunda esperava um contraste mais intenso entre o doce do pudim e a mousse de toranja que o acompanhava.


Além do espaço e da decoração, o que mais gostei do 'Substância' do chef Lobão foi precisamente a escolha de um estilo que faz justiça à comida tradicional portuguesa e aos produtos nacionais.

Obrigada mais uma vez à Zomato pela sugestão e pelo convite para conhecer este espaço localizado numa das zonas mais trendy da capital.

Share:

0 comentários