sexta-feira, 26 de junho de 2015

Uma viagem enogastronómica entre a ementa do Eleven e os vinhos do Alentejo


A convite da Herdade de Paço do Conde, produtora alentejana de azeite e vinhos rosé, tinto e branco na zona de Baleizão, fui almoçar ao restaurante Eleven. Já alguns anos que não ia a este espaço que adoro de coração, tanto pela vista panorâmica sobre o Parque Eduardo VII, baixa lisboeta e rio Tejo, como pela gastronomia de excelência que por aqui habita há mais de uma década.

Carpaccio de polvo e viangrete de laranja
acompanhado por um vinho branco Herdade de Paço do Conde 2014

Infelizmente, o tempo não era muito e não pude ficar para degustar o almoço completo. No entanto, tive oportunidade de experimentar um dos melhores pratos da minha vida. Um Risotto com Lavagante e emulsão de bacalhau que foi criado pelo galardoado chef Joachim Koerper para acompanhar com um vinho branco reserva da Herdade de Paço do Conde. O sabor intenso e a cozedura no ponto do arroz misturavam-se com a textura perfeita do lavagante, que é um daqueles produtos premium que deve ser respeitado tanto na preparação como na confeção.


Este é daqueles restaurantes a que vale a pena ir pelo menos uma vez na vida, nem que seja por ocasião do Restaurant Week, em que há menus a €20 com entrada, prato principal e sobremesa. 

Sem comentários:

Enviar um comentário