O Baby Shower do meu pequeno príncipe


Quando há duas semanas falava com amigas sobre a hipótese de organizar um baby shower para celebrar a chegada do príncipe Pedro longe de mim imaginar que poderia correr tão bem e de uma forma tão tranquila. Confesso que estava com receio de que fosse demasiado trabalhoso para uma grávida de quase 36 semanas e já com uma pequena princesa de dois anos e meio, mas com a ajuda e incentivo da minha amiga Marta em termos de decoração, o talento do papá ao nível de design, a arte de fotografar da Teresa e o apoio da avó babada ficou tudo bem mais simples.


Apesar de reparar que a maioria das decorações que há para festas temáticas serem em rosa, a verdade é que a simplicidade do azul e a escolha atempada de um 'tema' para o Baby Shower foram dois dos trunfos para que a organização da festa fosse um sucesso não só em termos de decoração, mas também em relação ao orçamento e ao tempo de organização. 

Quando temos um ponto de partida, o caminho fica muito mais fácil.


Neste caso em concreto tinha duas semanas para conseguir delinear a estratégia e colocá-la em prática. Consultar lojas online antes de ir às compras é sem dúvida uma grande ajuda porque evita deslocações em vão e desnecessárias, além de permitir fazer uma lista de tarefas concreta e analisar o valor que estamos dispostos a gastar.

Fazer uma lista com as convidadas é outro dos primeiros passos que deve seguir, pois é importante perceber quantas pessoas é que cabem na sua sala (sem se atropelarem) ou no espaço que escolheu para celebrar o baby shower. 


Outro ponto importante é dividir tarefas pelas amigas, colegas e familiares. Quando uma amiga pergunta o que é preciso levar, há que aproveitar para pedir alguns miminhos deliciosos, como uma mousse de chocolate, um arroz doce ou uma quiche. Tudo coisas que são simples de transportar, deliciosas e que 'roubam' pouco tempo às amigas, mas que ajudam imenso a futura mamã a evitar ter tanto trabalho numa fase em que as dores nas costas e o cansaço das noites mal dormidas já se fazem sentir.


Para evitar gastar tanto dinheiro em copos pode sempre optar por personalizá-los com o nome de cada convidada. Assim evitam-se as situações em que achamos que colocámos o copo em determinado sítio da mesa, mas já não temos a certeza se é mesmo o nosso. O Ambiente agradece e a carteira também. Usar 'baldes' simples como os do Ikea para as pipocas ou frascos de vidro para as gomas em vez de saquinhos individuais ou pratos também poupa espaço na mesa e reduz o orçamento. Espetadas de fruta são outra forma de dar cor à mesa e criar opções mais saudáveis, pois festa não é sinónimo de 'junk food'.


O bolo é outro elemento chave para qualquer baby shower e se não tiver nenhuma amiga com jeito para fazer e decorar um bolo temático, o ideal é mesmo saber que uma grande parte do investimento vai para esta aquisição. Depois de vários orçamentos superiores a 50 euros por bolos com menos de dois quilos, arrisquei e encomendei numa fábrica mesmo. Apesar de saber que era um risco porque não são especialistas em design, a verdade é que são especialistas em sabor e nessa parte era garantido. Consegui ficar abaixo da fasquia dos 40 euros por mais de três quilos de bolo delicioso, fofo e super fresco.

Castiçais brancos, velas e moldura do IKEA

Ao nível de decoração, use e abuse das velas decorativas básicas, das lanternas e dos candeeiros para dar ambiente ao espaço e criar pontos de luz, e das jarras, de preferência com flores naturais. Nós optámos por algumas das sugestões do IKEA e também utilizámos molduras básicas com mensagens giras e originais alusivas ao tema. 




E para mimar as convidadas, nada melhor do que oferecer produtos de beleza. Não há mulher nenhuma que não goste de um bom batom, sombra ou verniz. Escolhemos a Mary Kay, usámos uma caixa de madeira azul que já tínhamos e personalizámos cada kit com uma fita de tule azul e um pequeno logotipo feito pelo papá babado.


Kit Satin Lips com máscara e bálsamo e baton True Dimensions da Mary Kay

E para as amigas que também são como nós próprias futuras mamãs também houve miminhos para tornar a pele dos nossos bebés ainda mais suave e cuidada com kits de viagem da Mustela.


Para tornar a festa um bocadinho mais animada também houve tempo para convidar as amigas a darem conselhos à futura mamã (a maioria deles cheios de sentido de humor) e para as desafiar a adivinhar qual vai ser a data do parto, a cor dos olhos ou do cabelo do baby Pedro e até o peso ou o comprimento. No final, posso garantir que a mamã fica derretida com os palpites e ainda dá grandes gargalhadas com alguns dos conselhos.


Outro dos momentos altos de qualquer baby shower é mesmo a abertura das prendinhas das amigas. Se sabe perfeitamente o que precisa, o ideal é fazer uma lista com o que lhe faz falta, assim evita ficar com 20 babygrows para os 0 a 3 meses, com uma coleção de chuchas ou com fraldas suficientes para abrir um supermercado.


Conjuntos da coleção Primavera/Verão'16 da Chicco
Kit bebé da Mustela

Não menos importante é o visual que a futura mamã escolhe para o dia do Baby Shower do seu príncipe ou princesa. Eu sei que durante a azáfama de compras, cozinhados, comparação de preços entre lojas e ainda noites mal dormidas sobra pouco tempo para pensarmos em nós. No entanto, não se esqueça que toda a gente lhe vai tirar fotografias nesse dia, a si e à sua barriga, ou seja, o seu look desse dia vai sobreviver ao baby shower e fará para sempre parte das suas recordações desse dia.

Eu fui à C&A que é das poucas marcas que tem uma vasta secção de pré-mamã com artigos a preços acessíveis. Escolhi umas calças pretas básicas, mas elegantes que posso usar agora, mas também depois da gravidez, pois têm a cintura subida mas elástica e uma blusa branca e cheia de bolinhas que curiosamente não veio da secção de pré-mamã, mas cujo corte permitia que o baby Pedro tivesse espaço e eu me sentisse confortável. Ambas as peças podem ser usadas no pós-parto o que é uma grande ajuda para quem não quer gastar um balúrdio em roupa que só usa até o bebé nascer.

Blusa em seda branca com bolinhas pretas e manga a três quartos da C&A

Resta-me agradecer a todos os que estiveram presentes e que tornaram esta festa num momento único e especial, às queridas Teresa e Marta por terem sido as fotógrafas de serviço e a algumas marcas que contribuíram para criar momentos de pura felicidade.

Share:

8 comentários

  1. Oh que baby shower lindo!! Gostava tanto de ter estado aí!! :)

    Grande beijinho!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :) No entanto, eu não sei quem és porque não consigo ter acesso ao teu perfil... Um beijinho

      Eliminar
  2. Ohh!!! Coisa tão doce!! Adorei!
    E criatividade não faltou! Adorei mesmo!
    E muitas felicidades!
    Passa pelo meu blog**
    www.a-be-atriz.com
    xx, A Be-atriz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Beatriz ❤️ Claro que vou passar ;) um beijinhos e felicidades também para ti!!!

      Eliminar
  3. Que lindo, já ajudei a organizar um baby shower de um bebé muito querido e os pormenores são encantadores.
    um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente há um mundo de coisas lindas para decorar um baby shower :) eu fiquei surpreendida pela positiva <3 Um beijinho

      Eliminar
  4. Que fotografias bonitas <3 E que grávida linda :) :) :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada minha querida Ana :) realmente foi um dia muito especial e as fotógrafas de serviço ajudaram! Bjs

      Eliminar