Uma Última Ceia moderna e tentadora

Na última semana aceitei o convite do canal História para conhecer a 'A Última Ceia' interpretada e recriada pelo chef Henrique Sá Pessoa no seu conceituado restaurante da capital portuguesa, o Alma, que fica no coração do Chiado.

Já não é a primeira vez que tenho a oportunidade de conhecer de perto esta iniciativa do História, que já conta com quatro edições, e confesso que todos os anos me conseguem surpreender (e pela positiva).


Na IV edição da ementa da Última Ceia de Jesus Cristo com os apóstolos adaptada ao século XXI, o Chef Henrique Sá Pessoa confecionou, de acordo com o seu estilo e visão pessoal, o menu para os seus 12 discípulos (as 12 pessoas com mais influência na sua vida pessoal e profissional).

Para entrada, o chef privilegiou a cavala, que confessa ser um dos peixes favoritos, marinando-a em salmoura com vinagre de maçã e acrescentando pickles e óleo de mostarda. A frescura dos sabores escolhidos deixa qualquer um com água na boca.


Já para o prato de peixe, Sá Pessoa optou por destacar o peixe-galo que apesar de não ser propriamente um dos peixes mais nobres tem «uma ótima textura para confecionar à la plancha». O chef acentuou o sabor caramelizado através do mel e do gengibre e recorreu a um pure de abóbora e alho francês queimado, avelãs e tâmaras para acompanhar.


No que respeita ao prato de carne, a escolha de borrego era bastante óbvia ou não estivesse esta carne tão enraizada nas tradições gastronómicas da Páscoa. O chef confecionou lombo de borrego com pinhões, chalota assada, puré de maçã e molho de pimenta. Segundo Sá Pessoa estes «sabores fortes e encorpados [...] casam bem com um vinho tinto com a mesma estrutura, e com o doce do puré de maçã para suavizar a mistura».


E quando chegámos à minha parte preferida fiquei absolutamente rendida ao contraste de sabores entre um delicioso bolo de fruto secos e especiarias com caramelo por cima e o refrescante gelado de gengibre. Daquelas sobremesas que repetia todas as semanas sem grande peso na consciência.


Ficaram com água na boca? Então não há nada melhor do que irem conhecer este espaço e este menu que está disponível no restaurante Alma até 31 de março por 60 euros por pessoa (sem bebidas incluídas).

Quanto a mim fica a vontade de ir conhecer melhor a carta deste restaurante que já conta com sete anos de história e o Prémio de Restaurante do Ano da Revista de Vinhos.

Share:

0 comentários