Conselhos para evitar acidentes nas escadas rolantes

Crédito: bebe123.com.br

Quantas vezes não vemos crianças a andarem sozinhas (sem vigilância) nas escadas rolantes e/ou nos tapetes rolantes? E quando os pais vão ao lado, mas estão demasiado distraídos com um conversa ao telemóvel ou a publicarem uma qualquer foto no Instagram ou no Facebook que nem sequer reparam se os mais pequenos estão a circular em segurança? Mas pior do que isso é mesmo quando são os próprios pais que os incentivam a brincar enquanto sobem ou descem e que andam aos saltinhos ou no sentido oposto ao da circulação? 

Confesso que são daquelas situações que mexem comigo e me deixam inquieta e preocupada. Fico sempre a pensar no que pode acontecer e lembro-me sempre de notícias de acidentes graves com crianças em escadas rolantes. Por vezes, uma fatura demasiado elevada para uma 'simples' distração dos pais, não?

Este fim de semana, com muita pena minha, não estou por Lisboa para assistir aos workshops da Thyssenkrupp que visam precisamente sensibilizar pais e filhos para os perigos das escadas e tapetes rolantes e incentivá-los a adotarem comportamentos mais seguros e responsáveis. Estas ações que decorrem nos dias 7 e 8 de maio no Oeiras Parque, destinam-se a crianças entre os 6 e os 12 anos e têm por objetivo ensinar algumas regras para a boa utilização das escadas rolantes. 


Aqui ficam alguns dos conselhos que nunca são demais relembrar:

- Não encostar ou deslizar no corrimão;
- Ter especial atenção na entrada e saída da escada rolante;
- Não colocar os pés nos rodapés;
- Manter-se dentro das linhas amarelas e no centro do degrau;
- Não transportar carrinhos, por exemplo, de compras ou de bebés;
- Manter a roupa, mãos e pés afastados das partes móveis e ter cuidado com os atacadores;
- Não sentar nos degraus ou no tapete;
- Lembrar-se que as escovas não servem para limpar os sapatos;
- Ter cuidado com o calçado de borracha como são os chinelos ou os crocs tão usados no verão;
- Segurar a mão de um adulto;
- Não descer ou subir as escadas no sentido inverso.

Share:

0 comentários