O que fazem enquanto estão a amamentar?


Antes de ser mãe achava que dar de mamar era algo tão natural e simples que dispensava grandes teorias e muito menos manual de instruções. Lembro-me como se fosse hoje de dar de mamar pela primeira vez à princesa Leonor e confirmar essa perspetiva. Passei a noite com a sensação maravilhosa de ter aquele ser junto a mim e feliz da vida porque parecia ser tão simples. Tão simples como eu sempre achei que seria. 

Mas no dia seguinte acordei literalmente para um pesadelo. Dores intensas e gretas tornaram-se numa rotina e dar de mamar perdeu toda a magia que tinha aos meus olhos. Cada vez que ela começava a chorar com fome o meu pensamento era só um: «já tem fome outra vez?». Era um desespero tão grande que só me apetecia desistir e começar a dar-lhe biberão. 

E foi nesses momentos que percebi que tinha de me distrair para que a experiência deixasse de ser tão dolorosa e perturbadora até para a minha princesa. Na altura ainda não havia Instagram, ou se havia eu não tinha conta, e tão pouco era uma utilizadora dependente do Facebook ou de outra qualquer rede social. Por isso, lembro-me que via séries na TV e aproveitava para jogar um qualquer jogo no telemóvel ou no tablet. Era assim que aquele momento passava...

Hoje, felizmente tenho menos dores e a experiência de amamentar transformou-se num momento mais tranquilo e natural e agora é a vez de me perder pelo mundo das redes sociais. Instagram e Facebook, a par de algumas séries e filmes, são possivelmente as minhas maiores distrações durante a amamentação. E vocês o que costumam fazer neste momento? E as vossas mães e avós o que faziam? Certamente que não se distraiam com telemóveis, computadores ou tablets... aproveitavam esse tempo bem melhor do que nós, simplesmente a contemplar o príncipe ou princesa e a enchê-lo(a) de mimos e atenção.

Share:

0 comentários