Como sobreviver aos festivais de verão






A época dos festivais e concertos de verão está aberta e com ela surgem as preocupações com o sol, as picadas de mosquitos, o excesso de álcool e até os acidentes e outros imprevistos.

Com o objetivo de apostar na prevenção, a Cruz Vermelha Portugal fez uma lista com os 10 mandamentos dos festivaleiros para que estes tenham um verão cheio de animação e música, mas com segurança. E como não custa prevenir, aqui ficam as dicas.

1. O teu kit SOS levarás. Este deve ter a medicação habitual (pílula anticoncepcional, asma, diabetes,...); fármacos para a dor de cabeça, vómitos e diarreia; e ainda pensos, desinfetante para a pele, repelente de insetos, protetor solar e tampões de proteção de ruídos.

2. Os teus pés protegerás.
Os cortes e feridas nos pés são bastante frequentes nestes locais até porque está instituído que o sapato oficial do festivaleiro/campista é o “pé-descalço” ou o chinelo de dedo. No entanto, a Cruz Vermelha recomenda o uso de calçado apropriado para prevenir lesões;

3. Os insetos tu vencerás. Os insetos são o “bicho papão” destes ambientes, por isso é essencial usar repelente e levar creme para as picadas. Os festivaleiros devem ainda ter cuidado com as vespas e abelhas e com as carraças.

4. Das queimaduras te afastarás.
Nestes eventos é normal usarem-se tachos/panelas para cozinhar ao lume, por isso se houver alguma situação de queimadura é importante arrefecer a área queimada debaixo de água corrente, mas sem pressão, cobrir a zona com um pano limpo, húmido e sem pêlos e procurar ajuda de imediato;

5. Dos teus ouvidos cuidarás.
Nos concertos/festivais de música para jovens, o ruído em decibéis é, regra geral, muito intenso, por isso, é essencial proteger os ouvidos com tampões para esse efeito;

6. Do sol te protegerás. Evitar a exposição prolongada ao sol, beber água regularmente, usar sempre protetor e, no final do dia, aplicar hidratante são os comportamentos a adotar para evitar insolações e golpes de calor;

7. A hipotermia vencerás. Portugal tem um clima ameno no Verão, mas muitas vezes a temperatura baixa repentinamente e chove. Com a chuva vem a lama, vento frio, pés, tendas e roupa molhados, tudo fatores que podem levar a uma diminuição da temperatura do corpo, o que pode conduzir a uma situação de hipotermia.

8. Das feridas simples tu tratarás. Se tiver uma ferida pequena/corte, lave cuidadosamente as mãos e depois lave a ferida com água potável, sem esfregar; e, por fim, aplique desinfectante para a pele. Se o ferimento for profundo, extenso ou numa área sensível, deve ir ao posto de socorros.

9. Os inconscientes tu ajudarás. Por abuso de álcool, drogas ou outra razão, um festivaleiro pode, por vezes, “ficar ausente” de forma inesperada e a intervenção de terceiros pode realmente ajudá-lo. Se vir alguém inconsciente, deve colocá-lo deitado de lado (posição lateral de segurança) e pedir ajuda. Se houver uma situação de queda ou pancada na coluna, não desloque a vítima e ligue para o 112.

10. O teu posto de socorros não negligenciarás. Nos recintos dos festivais há sempre equipas preparadas para dar resposta a situações de emergência e socorro.

Share:

0 comentários