#Grávidas: dez dicas para dormir melhor nas noites de calor


Há por aí futuras mamãs com insónias? O post de hoje pretende ajudar a dormir melhor nestas noites de calor. É que além do peso da barriga, das dores nas costas e às vezes até da ciática, da falta de posição para dormir, da vontade de fazer chichi de meia em meia hora e das dores nas pernas por causa da má circulação, o calor é mais um fator que só aumenta as insónias nestas noites de verão.

1. Tente dormir sestas durante o dia para estar mais relaxada e calma à noite. Esta é uma forma de compensar as horas que dorme a menos à noite;

2. Evite ingerir demasiado sal e comidas condimentadas que aumentam o inchaço das pernas e provocam retenção de líquidos e não coma muito antes de se ir deitar;

3. Beba bastante água durante o dia, mas não o faça imediatamente antes de ir dormir para evitar estar sempre na casa de banho;

4. Faça alongamentos várias vezes ao dia. Desta forma irá reduzir as dores nas costas e nas pernas e ainda relaxar a parte muscular;

5. Abuse das almofadas. Apesar de estar calor, a verdade é que as almofadas são essenciais para encontrar a posição perfeita para as suas costas, pernas e sobretudo para a sua barriga;

6. Use roupa leve e de algodão. Para dormir não há nada melhor do que peças largas que não a apertem e leves que não a aqueçam demasiado;

7. Tome um duche com água morna antes de ir dormir. Além de ser um momento relaxante e que propicia o sono, ainda a ajuda a baixar a temperatura do corpo e a sentir-se mais fresca. No entanto, evite usar sabonete em excesso porque seca a pele;

8. Refresque o quarto antes de se ir deitar. Pode simplesmente abrir a janela ou ligar uma ventoinha sem estar no quarto nesse momento para não se constipar;

9. Massagens e acupunctura. O recurso a massagens nas pernas para reduzir o inchaço característica desta fase ou a acupunctura para estimular pontos essenciais para se acalmar e relaxar também podem ser uma boa solução;

10. Mude de visual. Cortar o cabelo ajuda-a a manter-se mais fresca e ainda lhe dá outro animo para enfrentar as mudanças pelas quais o seu corpo está a passar, 

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