Ser mãe é provavelmente a maior viagem das nossas vidas e também a mais arriscada


Ser mãe não é propriamente ir ali e comprar um vestido para usar numa festa especial ou alugar um carro para fazer uma viagem e entregá-lo depois de ver todas as paisagens bonitas do destino. 

Ser mãe exige paciência, tempo e empenho. Não dá para desistir e mudar de área como se fosse um curso superior que depois descobrimos que não era bem a nossa cara. 

Ser mãe exige altruísmo, amor e colocarmo-nos muitas vezes em segundo plano para podermos dar àquele ser pequenino toda a atenção que ele precisa. 

Ser mãe é um projeto para a vida, é acordarmos todos os dias com a certeza de que existe um ser que precisa de nós quer tenhamos sono quer não. É sabermos que a nossa agenda e a nossa lista de compras deixam de ser só nossas e passarmos a fazer planos que o deixam feliz. 

Ser mãe é fazermos poupanças com aquele dinheiro que normalmente usávamos para viagens, roupa e gadgets. É dormirmos pouco e a más horas, ficarmos em casa quando estão doentes e estarmos OK mesmo quando nós próprias também estamos doentes. É tão exigente e cansativo quanto compensador. É a maior viagem das nossas vidas e a aventura mais arriscada. É uma realização imensa e um amor como nunca imaginámos que existisse. 

Ser mãe é difícil e muitas vezes absorve-nos e leva-nos à beira da loucura e do desespero e do cansaço, mas no fim de contas o balanço é sempre bom, é sempre feliz, é sempre compensador porque o amor tudo cura, tudo muda e tudo concretiza.

Share:

2 comentários

  1. Olá!
    Gosto muito do teu blog, gostei muito deste post sobre "ser mãe".
    Eu ainda não sou mãe, mas vejo pelas minhas amigas e familiares que é preciso ter mesmo coragem alguns dias ou na maioria deles... as verdades que aqui descreves não são ditas por muitas... e acho que este diálogo é importante para valorizarmos todos os esforços que uma mãe faz!
    Obrigada, vou partilhar com as mães que conheço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sofia!
      Adorei o teu comentário <3 é graças a comentários e mensagens assim que fico com vontade e coragem de continuar a escrever neste cantinho virtual. Obrigada pela partilha e espero continuar a tê-la desse lado, quem sabe um dia destes como mãe também :)
      Um beijinho e bom domingo
      Patrícia

      Eliminar