domingo, 31 de julho de 2016

Amamentar em locais públicos. Porque não?

Esta foto super conhecida da modelo Gisele Bundchen não está censurada, mas encontrei umas
quantas online que cortam ou colocam efeitos visual da mão do bebé para baixo (shame).

Nos últimos meses muito tenho ouvido falar sobre amamentar em público e este recente pudor que a sociedade parece ter de ver uma mãe a alimentar o seu bebé, na maioria das vezes sem mostrar mais de um centímetro ou dois de pele. Parece que de repente o mundo se lembrou que esse gesto de amor, mas também essa necessidade fisiológica que é comum a todos os seres humanos, é um comportamento repreensível em locais públicos e que deve inclusive ser proibido...

Será que sou a única a achar isto uma verdadeira palhaçada, sobretudo numa altura em que tanto se apela à amamentação exclusiva até aos seis meses e em que todos os pediatras e médicos tanto falam sobre os benefícios deste gesto para os bebés? 

Confesso que da princesa Leonor por várias vezes me senti constrangida porque as pessoas olhavam com um ar reprovador ou viravam a cara e eu nem sempre encontrava um local apropriado para o fazer longe da 'sociedade' que me olhava como se eu estivesse a cometer um crime. Várias foram mesmo as vezes que lhe dei de mamar dentro do carro ao estilo 'estou-a-fazer-algo-de-ilegal' por isso vou ficar aqui escondida. 

No entanto, três anos se passaram e muita coisa mudou, inclusive as infraestruturas dos shoppings que quase todos passaram a incluir uma ou mais zonas para troca de fraldas e amamentação. Contudo, as mentalidades parecem ainda não evoluído o suficiente e não falo apenas de Portugal, pois esta polémica não se limita às nossas fronteiras como é óbvio. O que mudou muito foi a minha mentalidade. Deixei de me preocupar e sinceramente neste momento dou de mamar ao baby Pedro quase em qualquer sítio. Se ele tem fome e eu encontro uma cadeira ou banco onde o posso fazer, o que me impede? Não são certamente esses olhares reprovadores e espero sinceramente não ser a única a pensar assim, porque o que realmente interessa é que os nossos príncipes estejam bem. 

Óbvio que não o faço de forma exibicionista, mas também acho que nunca vi ninguém a fazê-lo dessa maneira. A maioria até o faz de forma tão 'tapada' e escondida que a criança às vezes parece que vai sufocar debaixo de tantas fraldas ahahaha.

Bem, e apesar disto para mim ser uma 'não questão', não consegui passar-lhe ao lado sem partilhar a minha opinião com vocês porque acho que ninguém se deve esconder por estar a fazer algo tão maravilhoso como é amamentar um bebé, tomara todas as mães conseguirem fazê-lo...

Sem comentários:

Enviar um comentário