Estratégias para fugir dos aperitivos ultra-calóricos



Verão é sinónimo de férias, praia e inevitavelmente almoços e festas de amigos e em família e até para os mais fiéis à dieta esses são momentos em que é difícil resistir aos snacks, entradas e aperitivos e até a uma bebida bem fresquinha, mas nem sempre tão pouco calórica quanto desejável. 

Esqueça as batatas fritas, os croquetes e as azeitonas e opte por alternativas mais saudáveis, mas também cheias de sabor. Aqui ficam algumas estratégias da especialista em nutrição da PronoKal Graciela Moreira. 

- Escolha aperitivos saudáveis com vegetais, peixe e mariscos que têm baixo teor de gordura, mas ricos em antioxidantes, ferro e ómega 3, como por exemplo, gaspacho, legumes grelhados, espetadas de vegetais, polvo galego, guacamole, entre outros;

- 'Abuse' dos chips de vegetais. Esta opção é ótima, sobretudo de preparada em casa. Pode ser utilizada cenoura, beterraba, rabanete, abobrinha, nabo, etc;

- Opte pelos molhos saudáveis, como são o humus ou o guacamole. Enquanto o primeiro é confecionado com grão-de-bico que fornece fibra e hidratos de carbono de absorção lenta; o segundo é feito com abacate, rico em ácido oleico, que ajuda a regular o colesterol, e tomate, cebola, limão e coentros que fornecem antioxidantes e fibra;

- Prefira a cerveja sem álcool em vez do vinho se a sua prioridade for reduzir nas calorias, pois cerca de 100ml de cerveja 0% (meio copo) tem entre 20 e 25 calorias, enquanto uma cerveja normal ronda as 45 Kcal e a mesma quantidade de vinho tem 70. No entanto, não podemos esquecer os benefícios do vinho a nível cardiovascular e os seus potentes antioxidantes. Segundo a especialista, «ambas as bebidas podem ser consumidas, tudo depende da quantidade em que são ingeridas».

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