#Mihad: como combater rugas, manchas e pontos negros



Sou daquelas pessoas despreocupadas que nunca ligaram assim tanto a aparência, que usa maquilhagem só em casamentos e batizados ou naquelas saídas que já não me lembro quando foi a última e que nunca achou que era assim tão importantes os tratamentos estéticos, sobretudo os de rosto. 

O que é certo é que tanto 'desleixo' tinha que dar frutos e nada doces diga-se de passagem. Depois de duas gravidezes com pouco mais de dois anos de diferença, dois processos distintos de amamentação, sendo que um deles ainda se mantém, um engorda e emagrece e um estica e encolhe da pele e um equilíbrio que se perde, percebemos que estamos mais velhas e com um ar menos saudável. 

Mas parece que não sou a única. Várias amigas e seguidoras do blogue que acabaram de ser mamãs falaram-me do mesmo problema, de como se olham ao espelho e não se reconhecem, das novas fugas de expressão, do ar cansado, da maquilhagem que já não disfarça nada e até do efeito estica e encolhe que funciona tão mal na nossa pele, quase como um balão que se enche e depois se esvazia e que fica cheio de linhas novas e tudo menos estéticas, isto já para não falar das 'tradicionais' estrias.

E porque até o desleixo tem de ser contrariado, disse um basta e resolvi investir em mim antes do regresso ao trabalho e procurei ajuda. Essa é a primeira etapa sempre: procurarmos alguém que sabe tão bem da nossa pele como nós sabemos daquilo em que trabalhamos.



Óbvio que sempre usei cremes, mas às vezes tinha a sensação de que não faziam absolutamente nada e foi isso mesmo que me confirmaram. Como tinha os poros completamente obstruídos, tudo o que tentava era em vão e nem a maquilhagem funcionava como deve de ser.

O primeiro passo foi mesmo uma boa limpeza de rosto para acabar com tudo aquilo que sugava o aspeto saudável da minha pele, sim porque não precisamos de ser modelos para nos sentirmos e sermos bonitas. Além de eliminar os pontos negros e toda a gordura em excesso que temos no rosto, ainda torna a pele mais permeável à hidratação que é essencial para prevenir as rugas e para ter uma pele mais lisa e suave.

Ja o segundo passo é mesmo o que estão a pensar: hidratar, hidratar e hidratar mais um bocadinho. Se têm receio de avançar para cremes anti-rugas fazem muito bem, pois nem sempre os componentes são compatíveis com a amamentação e muitos têm um efeito de esticar a pele, o que num rosto sem hidratação tem um efeito desastroso... Nada melhor do que usar um bom hidratante. 


Mas para nos aconselhar mesmo bem, ninguém melhor do que a especialista em cuidados de rosto que cuidou de mim no Mihad nas últimas semanas e que deixa cinco conselhos essenciais para todas as mulheres, mas sobretudo para aquelas que ainda estão a tentar recuperar da gravidez, do parto, da amamentação, do serem mães, mulheres e donas de casa e que precisam tanto mas tanto de mimos.

Marina Fateixa, massagista e esteticista visagista no spa Mihad,
no Holmes Place da Avenidade da Liberdade, em Lisboa.

1. Devemos aplicar todos os dias de manhã um protetor solar adequado à nossa pele, seja verão, seja inverno porque os raios ultravioleta estão sempre lá e os danos de envelhecimento provocados pelos mesmos também;


2. É essencial limpar a pele do rosto todos os dias à noite com um bom leite de limpeza e um tónico para refrescar porque a poluição e o ar condicionado com o qual contactamos durante o dia danificam a nossa pele. Esta limpeza deve ser vista como a rotina de lavar os dentes;

3. Antes de ir dormir deve aplicar um creme hidratante adequado ao seu tipo de pele porque como a pele à noite está em repouso absorve mais;

4. Ingerir muita água e/ou chá e comer vegetais e fruta rica em água, como a melancia, é a melhor forma de ter o seu rosto hidratado e saudável;

5. Faça uma boa limpeza de pele com alguma regularidade para eliminar as células mortas e os pontos negros e para tornar a sua pele mais jovem e lisa. Depois da 
limpeza evite apanhar sol direto durante uns dois dias e aplique Biafine nos locais mais vermelhos porque desinfecta e ajuda na cicatrização.

Share:

0 comentários