segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Eu, tu, os nossos príncipes e um Lexus... há boas conjugações


A Lexus lançou no último mês uma nova versão do CT200h, a Urban Edition, desenhada a pensar num cliente mais jovem e citadino e com uma preocupação crescente: a ambiental. Já não chega ter um carro giro, é preciso ter um carro funcional, adaptado às nossas necessidades diárias e às exigências do trânsito e do pára-arranca, e com uma vertente ecológica e amiga do Ambiente e da nossa família, seja ela de duas pessoas, três, ou quatro como é o nosso caso. 

A desafio da marca, fomos experimentar o novo CT200h, mas como tínhamos o fim de semana percebemos que não podíamos ficar simplesmente por 'casa'. Precisávamos de aceitar o desafio a 100% e fazer uns quilómetros. Escolhemos Monsaraz por destino, equipámos o carro com as cadeirinhas dos príncipes e arrancámos.

Eu nunca tinha experimentado um carro com caixa automática e a primeira travagem que fiz de forma mais 'natural' foi tão brusca que temi que o vendedor batesse com a cabeça no tablier... e quando percebi que tinha toda uma Segunda Circular e grande parte do IC19 pela frente comecei a 'tremer' como varas verdes. Mas adotei uma estratégia simples: coloquei o pé esquerdo para trás e tentei esquecê-lo durante todo o trajeto. O que é certo, é que a meio do caminho já me tinha mesmo esquecido dele e fiquei tão fã da caixa automática que acho que vai ser um requisito do meu próximo carro. A principal vantagem é precisamente no trânsito, já que não há embraiagem, é só travar e acelerar, não tem nada que enganar.

A principal vantagem - além da caixa automática ahahah - são mesmo os consumos em cidade. Até aos 50Km/h é exclusivamente elétrico, o que ajuda e muito o orçamento familiar. No entanto, em auto-estrada é preciso ser meigo no acelerador, ou não fosse este um 1.800 a gasolina... Uma das melhores formas de adaptar o carro à sua condução é precisamente escolher o modo: ECO, Normal ou Sport, sendo que até as cores do mostrador se adaptam à sua forma de conduzir. O estilo eco é azul e o Sport é vermelho.

Para quem tem crianças também é importante saber que é possível trancar os vidros, além das portas que é mais habitual; na bagageira cabe perfeitamente um carrinho de bebé, apesar de não ser um carro familiar; e por falar de bagageira, esta é forrada com uma capa de borracha que permite ser retirada e lavada, ótimo para pequenos acidentes.... 

Confesso que o fim de semana não podia ter sido mais esquizofrénico, como qualquer um com duas crianças tão pequenas, mas o que é certo é que adorámos o novo Lexus e a sensação de conforto e segurança em viagem não podiam ser melhores, o que é uma ótima 'ajud'a para jovens pais que passam a vida sempre em stress e de um lado para o outro. 

And last but not least... o silêncio do trabalhar é qualquer coisa do outro mundo. Só é preciso ter cuidado com as velhinhas e de vez enquando usar a buzinha porque se nós não ouvimos o carro a trabalhar, imagine-se os peões...

Sem comentários:

Enviar um comentário