Help! Chucha aos 4...


Há algumas fases no crescimento dos nossos filhos em que ficamos assim meio perdidos, sem perceber qual a melhor opção a seguir. Seja a lidar com as famosas birras, a mudar da amamentação para o leite de lata, a tirá-los da nossa cama ou a deixar as fraldas e a chucha, tudo são desafios da parentalidade para os quais nem sempre estamos preparados e para os quais não há propriamente uma solução única ou uma receita infalível. 

Depois de um longo período de desfralde, agora enfrentamos lá em casa um uso prolongado de chucha que já passou, a meu ver, o que seria razoável. Tínhamos combinado com a princesa Leonor que a chucha acabava no quarto aniversário... isto depois de termos limitado o seu uso à noite, pois nem na sesta no colégio já há chucha.

Mas o aniversário foi há dois meses e meio e não há meio de acabar com a chucha. Não queríamos ser radicais ao ponto de simplesmente a deitar fora, até porque entretanto nasceu o mano e, fraldas, chuchas e biberões é coisa que não falta lá em casa. No entanto, os argumentos do faz mal aos dentes ou do ficas a parecer uma bebé também não estão a ser lá muito eficazes... até porque ela diz que vai ser sempre a nossa bebé (o que também não é mentira).

Mas mesmo que fossemos radicais, há sempre a opção dela simplesmente roubar a chucha ao mano...

Bem sei que não há adultos que durmam na cama dos pais ou que usem chucha, mas a verdade é que 4 anos já não é propriamente uma boa idade para chucha, sobretudo pela questão da dentição... cheira-me que vou ter uma adolescente com aparelho... 

Já li casos de mães que puseram piri-piri na chucha (true story - mas eu não era capaz), de mães que a deitaram ao mar para os peixinhos (história que ela já não deve acreditar), que a deixaram na árvore das chuchas da quinta pedagógica dos Olivais (não sei se ela a largava lá) e até de quem a cortou de propósito (parece-me que ela a usava na mesma) ou que a deram ao cão (mas nós não temos cão)...

Com que idade é que os vossos príncipes deixaram a chucha? E como fizeram? Help...

Share:

2 comentários

  1. Tenho um filho com 3 anos e uma bebé de 2 meses. Ele largou agora a chucha. Já há algum tempo que lhe dizia que ia ter que deixar a chucha, que já estava grande. E que existe uma árvore onde os meninos crescidos podem deixar as suas chuchas. De vez em quando falavamos nisso. E que existia uma fada da árvore que depois mandava um presente aos meninos que conseguissem. Um dia, enquanto falavamos no assunto, ele pediu para ir lá. E assim foi...deixou lá. Pediu para ir vê- la depois...mas ainda é cedo para esse re-encontro. No fundo, nós é que achávamos que ia ser pior. De vez em quando fala na chucha que lá ficou...mas como menino crscido que é por o ter feito. Ah...e a mana também usa chucha...nunca a roubou.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não queria nada que fosse forçado e ando a pensar numa alternativo desse género... ou dar aos peixinhos na praia ou "trocar" por um presente da fada das chuchas ou do Pai Natal, mas sempre mostrando que é porque já é uma crescida... vamos lá ver como corre.

      Em relação a roubar a chucha, ela às vezes quer usar a dele... se calhar porque são iguais, só muda a cor :P

      Obrigada mamã :) também já pensei levá-la à árvore das chuchas da Quinta Pedagógica dos Oliviais <3

      Eliminar