Noites de música no palácio



Esta semana tivemos a oportunidade de ir visitar o Palácio Nacional de Queluz à noite e a experiência vale mesmo a pena. 

Adorava poder partilhar com vocês as minhas próprias fotografias - até porque entretanto comprámos uma máquina assim mais profissional -, mas aqui a mãe lembrou-se de levar tudo, menos o cartão de memória que ficou esquecido no portátil em casa. Entre o dar jantar aos miúdos, vestir-lhes o pijama, pôr a bateria da máquina a carregar e despedirmo-nos dos príncipes a correr para que não começassem a chorar, esqueci-me do mais "importante". 

No entanto, sinceramente, já nem sei se foi uma falha assim tão grande. Sabem porquê? Porque na verdade desfrutámos de toda a experiência sem ser pela objetiva e sem nos preocuparmos em conseguir aquela foto perfeita. Pudemos ouvir tudo e ver tudo. Na verdade parecíamos duas crianças num passeio da escola e isso foi tão bom. 

Soube-nos pela vida sair de casa à noite e ainda por cima para um programa tão diferente. Não fomos ao café, nem jantar fora, nem sequer ao cinema, fomos ao Palácio à noite. 



Passeámos pelos jardins, peas salas, saletas e salinhas, ouvimos as curiosidades dos reis, rainhas e princesas que por ali passaram férias no século passado (e antes), deslumbrámo-nos com os tectos com apontamentos dourados e com os candeeiros imponentes e cheios de brilho. Toda a experiência nos transporta para o passado e para a História do nosso país e é impossível ficar indiferente. 



Mas se uma visita ao Palácio de Queluz à noite, por si só, já é especial, imaginem se for a assistir a um concerto? 

As “Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie” regressam ao Palácio Nacional de Queluz entre 27 de setembro e 29 de outubro com um ciclo de sete concertos. Os espetáculos, que acontecem na Sala do Trono e na Sala da Música, propõem repertórios criteriosamente ajustados ao contexto histórico do Palácio, numa viagem pelas sonoridades do período Setecentista e do 1.º Romantismo. Quem alinha?

Podem consultar a programação completa aqui :)

Share:

0 comentários