#receita: Bolachas de Gengibre by Teresa Cameira


Depois da loucura das compras de Natal chega o pânico da cozinha, sim porque há todo um menu natalício para preparar, uma lista de ingredientes que não podem faltar e ideias de receitas para escolher.

Hoje dou-vos uma ajuda, uma receita deliciosa de bolachas de gengibre e canela, perfeitas para acompanhar um chá, para fazerem as delícias das crianças e para tornarem qualquer mesa ainda mais natalícia. 

A receita é da minha querida amiga Teresa Cameira e já está na minha "to do list" deste Natal, até porque a festa é lá em casa. 

Podem copiar a ideia e replicá-la. Por aqui fico à espera de ver o resultado!


Ingredientes
150g de farinha de trigo integral 
70g de amêndoa moída
80g de flocos de aveia moídos
2 colheres de chá de gengibre em pó
1 colher de sobremesa de canela em pó
1 colher de café de noz moscada 
70g de manteiga 
150g de mel 
1 ovo


Pré-aquecer o forno a 180ºC.

Numa tigela misturam-se os ingredientes secos e abre-se uma cova. Numa outra taça, leva-se o microondas para derreter o mel e a manteiga, até se obter um creme suave.

Na cova feita nos ingredientes secos verte-se o creme de mel e o ovo batido. Envolver muito bem até formar uma massa consistente.
Faz-se uma bola e enrola-se em película aderente. Vai ao frigorífico para arrefecer e ficar maleável, durante cerca de 1 hora.

Numa superfície enfarinhada trabalha-se metade da massa. Estica-se com o rolo da massa, sempre com atenção à farinha, para que a massa não se pegue à bancada.

Com as formas desejadas cortam-se as bolachas – os típicos gingerbread men fazem as delícias dos mais novos, mas também as estrelas ou as formas a invocar o Natal. Pode sempre ser-se criativo e cortar umas bolachas simples e carimbá-las.

Depois vão ao forno até que fiquem douradas – de início as bolachas vão parecer muito claras e pálidas, mas logo logo ficam douradas. Deixam-se arrefecer sobre uma rede.

Quanto à decoração, optei por polvilhar as bolachas com açúcar fininho. Nas bolachas com os flocos de neve, o efeito fica muito bonito.


Foto & receita by Teresa Cameira 

Share:

1 comentários

  1. Deve ser mto bom essa receita, mas acho que eu não ia gostar, não sou fã de gengibre, acho mto forte rsrs.
    https://blogdajenny2014.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar